sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Hino Nacional

Foto: Flávia Cristina
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante, E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da Pátria nesse instante.
se o penhor dessa igualdade conseguimos conquistar com braço forte, em teu seio, ó Liberdade, desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada, idolatrada, Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança à terra desce, se em teu formoso céu risonho e límpido à imagem do cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza, és belo, és forte, impávido colosso, e o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adoradaEntre outras mil, és tu, Brasil, ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil Pátria amada, Brasil !
Deitado eternamente em berço esplêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo, fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra mais garrida Teus risonhos lindos campos têm mais flores;"Nossos bosques têm mais vida","Nossa vida" no teu seio "mais amores".
Ó Pátria amada, IdolatradaSalve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo o lábaro que ostentas estrelado e diga o verde-louro desta flâmula paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada entre outras mil, És tu, Brasil, ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil Pátria amada, Brasil !
O que deveria ser aclamado pela nação, muitas vezes é desconhecido ou ignorado pelo povo brasileiro. Por que isso ocorre? Será que essa falta de conhecimento é pela dificuldade de interpretação da letra, onde existem palavras literatas, que poucos conhecem. Será que quando foi criada a letra não foi tão somente para atender os interesses de grupos oligárquicos (literatos).
Hoje em dia também foi desmotivado por parte do governo, melhor dizendo o MEC, que retirou duas disciplinas do ensino médio que tratava de direitos e cidadania, que são: OSPB e Estudos Sociais, essas ensinavam a introdução e a interpretação do Hino Nacional. Em comemorações festivas como em época de jogos (copa do mundo), coloca-se o Hino Nacional porque neste tempo existem mais aglomeração de pessoas do senso comum, e com isso é mais facil de serem alienados dizendo que é importante o Hino, mas não os ensinam a cantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário